
Preço de Bitcoin e estatísticas de mercado
Preço BTC | $ 40.105 |
---|---|
Valor de mercado |
$ 755.913.139.127 |
Domínio da capitalização de mercado |
41,23% |
Volume de negócios |
$ 78.904.509.244 |
Volume / capitalização de mercado |
0,1072 |
24h baixa / 24h alta |
$ 38.748 / $ 42.480 |
7d baixo / 7d alto |
$ 37.287 / $ 49.913 |
Classificação de capitalização de mercado |
# 1 |
Maior de todos os tempos |
$ 64.805 -38,3% |
Mínimo histórico |
$ 67,81 58886,4% |
Sobre Bitcoin
O preço do Bitcoin hoje é de $ 40.105, com um volume de negociação de 24 horas de $ 78.904.509.244. O preço do BTC subiu 0,1% nas últimas 24 horas. Ele tem um suprimento circulante de 19 milhões de moedas BTC e um suprimento máximo de 21 milhões. Binance é o mercado mais ativo atualmente em sua negociação.
O que é Bitcoin?
Bitcoin é uma criptomoeda. É uma moeda digital descentralizada que se baseia em criptografia. Como tal, pode operar sem a necessidade de uma autoridade central, como um banco central ou uma empresa. É diferente das moedas emitidas pelo governo ou fiduciárias, como dólares americanos ou euros, nas quais são controlados pelo banco central do país. A natureza descentralizada permite operar em uma rede ponto a ponto, em que os usuários podem enviar fundos entre si sem passar por intermediários.
Para obter mais informações sobre Bitcoin, leia o livro How to Bitcoin da CoinGecko.
Quem criou o Bitcoin?
O criador é um indivíduo ou grupo desconhecido que atende pelo nome de Satoshi Nakamoto com a ideia de um sistema de caixa eletrônico ponto a ponto conforme está escrito em um white paper. Até hoje, a verdadeira identidade de Satoshi Nakamoto não foi verificada, embora tenha havido especulação e rumores sobre quem poderia ser Satoshi.
Quando o Bitcoin foi lançado?
Foi lançado em janeiro de 2009 com o primeiro bloco de gênese extraído em 9 de janeiro de 2009.
Como funciona o Bitcoin?
Embora o público em geral perceba o Bitcoin como uma espécie de moeda de aparência física, na verdade está longe disso. Nos bastidores, é na verdade um livro-razão distribuído armazenado na forma de uma cadeia de blocos, daí o nome blockchain.
Em um sistema centralizado como os operados por um banco comercial, dada uma situação em que Alice deseja fazer transações com Bob, o banco é a única entidade que mantém o livro razão que descreve quanto saldo Alice e Bob têm. Como o banco mantém o livro-razão, eles farão a verificação para saber se Alice tem fundos suficientes para enviar a Bob. Finalmente, quando a transação for bem-sucedida, o Banco descontará a conta de Alice e creditará a conta de Bob com o valor mais recente.
O Bitcoin, ao contrário, funciona de maneira descentralizada. Uma vez que não existe uma figura central como um banco para verificar as transações e manter o livro-razão, uma cópia do livro-razão é distribuída entre os nós do Bitcoin. Um nó é um software que qualquer pessoa pode baixar e executar para participar da rede. Com isso, todos têm uma cópia de quanto saldo Alice e Bob têm, e não haverá disputa de saldo do fundo.
Agora, se Alice fizesse uma transação com Bob usando bitcoin. Alice terá que transmitir para a rede sua transação de que ela pretende enviar $ 1 para Bob em uma quantia equivalente em bitcoin. Como o sistema seria capaz de determinar se ela tem bitcoin suficiente para executar a transação e também para garantir que ela não gaste o dobro da mesma quantia.
É aqui que ocorre a mineração. Um minerador de Bitcoin usará suas plataformas de computador para validar a transação de Alice a ser adicionada ao livro-razão. Para impedir que um minerador adicione transações arbitrárias, ele precisará resolver um quebra-cabeça complexo. Somente se o minerador for capaz de resolver o quebra-cabeça (chamado de Prova de Trabalho), o que acontece aleatoriamente, ele poderá adicionar as transações ao livro-razão e o registro será final.
Como o funcionamento dessas plataformas de computador custa dinheiro devido às despesas de capital para comprar as plataformas e ao custo da eletricidade, os mineiros são recompensados com um novo suprimento de bitcoins que faz parte de seu sistema monetário e alguma quantia de taxas pagas pela pessoa que deseja fazer a transação ( neste caso, é Alice).
Isso torna o livro-razão do Bitcoin resiliente contra fraudes de uma maneira sem confiança. Embora seja resiliente, ainda existem alguns riscos associados ao sistema, como o ataque de 51% em que os mineiros controlam mais de 51% do poder total de computação e também pode haver riscos de segurança fora do controle do protocolo Bitcoin.
Como manter seu Bitcoin seguro?
Ao negociar moedas, normalmente você o faria em seu computador pessoal. Como o seu computador pessoal está conectado à internet, ele pode ser infectado por malware ou spywares que podem comprometer seus fundos.
Carteiras de hardware como Trezor e Ledger são fortemente encorajadas a mitigar esse risco. São dispositivos externos que parecem pen drives USB. Uma carteira de hardware protege sua chave privada que mantém seu Bitcoin em um dispositivo externo fora de seu computador pessoal. Quando você pretende fazer uma transação, conecte a carteira de hardware em seu computador pessoal, e toda a assinatura de chave para a transação seria feita no próprio hardware fora do seu computador.
No entanto, se você perder fisicamente sua carteira de hardware sem um backup de frase-chave, não há outra maneira de recuperar seus fundos. Assim, ao configurar sua carteira de hardware, lembre-se sempre de manter uma cópia da frase-chave e colocá-la em um local protegido contra incêndio ou inundação.
Bitcoin dividido pela metade
Bitcoin Halving ou às vezes também conhecido como Halvening, refere-se à redução da recompensa em bloco para os mineiros pela metade. Isso faz parte de sua política monetária embutida, na qual a cada aproximadamente 4 anos, a recompensa da mineração será reduzida pela metade em direção ao fornecimento limitado de 21 milhões de Bitcoins. Assim que 21 milhões de Bitcoins forem cunhados, não haverá mais um novo suprimento como recompensa aos mineiros, e espera-se que eles obtenham receita por meio de taxas de transação.
A fim de acompanhar o tempo real de quando a divisão pela metade ocorrerá, você pode marcar a página de divisão pela metade do bitcoin do CoinGecko.
Isso é visto como um evento significativo por algumas razões. Em primeiro lugar, os comerciantes podem especular sobre a possível escassez de Bitcoin abrindo caminho para a alta volatilidade. Em segundo lugar, como as recompensas dos mineiros serão reduzidas, podemos ver alguns mineiros saindo do mercado, pois não poderiam sustentar a menor lucratividade. Isso, por sua vez, pode causar a redução da taxa de hashing e a consolidação dos pools de mineração. Devido a isso, a rede bitcoin pode ficar um pouco instável durante o período de redução pela metade.
Bitcoin é um bom investimento?
Não oferecemos consultoria de investimento. O preço do bitcoin começou como zero e chegou ao preço de mercado que você vê hoje. Parece que o mercado está colocando valor pelas seguintes razões.
Digital Gold – É uma loja digital viável de valor devido à sua escassez digital Pagamento – Transação quase instantânea e de baixo custo com qualquer pessoa na internet Especulação – Pode ser devido à ineficiência do mercado, mas há quem especule que o Bitcoin pode a classe de ativos do futuro
Dito isso, o Bitcoin traz riscos. Para determinar por si mesmo se é um bom investimento, é importante entender o risco e investir apenas a quantia que você se sente confortável em perder.
Há uma probabilidade de o preço do Bitcoin chegar a zero. Isso pode acontecer se o projeto falhar, um bug crítico de software for encontrado ou se houver moedas digitais mais inovadoras que assumiriam seu lugar. Se você se lembra, o Bitcoin valia quase $ 20.000 em 16 de dezembro de 2017. Mas em 17 de dezembro de 2018, o preço do Bitcoin estava em sua baixa de cerca de $ 3.200. Bitcoin é uma classe de ativos altamente volátil e requer um apetite de alto risco.
Por mais que o Bitcoin seja um ouro digital, ele existe há apenas cerca de 10 anos. Em comparação com o ouro, que tem sido uma reserva de valor amplamente conhecida por mais de centenas de anos.
Posso vender Bitcoin em curto?
Sim, como o bitcoin cresceu e se tornou mais amplamente adotado, vários produtos derivados estão sendo lançados que permitem que você venda bitcoin a descoberto. Se você é um investidor institucional, a CME e a Bakkt fornecem produtos futuros de bitcoin regulamentados, dos quais você pode participar para comprar ou vender bitcoin. Como alternativa, existem muitas outras bolsas de derivados de criptomoeda, como BitMEX, Binance Futures, FTX, Deribit e muito mais. Essas trocas de derivativos não são regulamentadas formalmente e podem fornecer até 100x de alavancagem. Os contratos de derivativos são produtos de alto risco, você pode querer entender o que está fazendo antes de participar.
